terça-feira, 6 de outubro de 2009

Temos liberdade mesmo?

Tudo muito legal essa idéia de que com a internet podemos ficar sabendo de tudo, participar de tudo e dar a nossa opinião em tudo, mas até que ponto isso é tão legal assim? Um novo exemplo desse grande problema que tem a tendência de ficar cada vez mais grave com o avanço da tecnologia é no Blog resenha em 6 (http://resenhaem6.blogspot.com/) onde, um leitor qualquer opinou sobre determinado post de uma maneira que não agradou a todos. Mas que posição tomar nessa situação sabendo que a internet é livre para postar o que nos der na telha?
No post continham críticas sobre um determinado local, foi então que uma pessoa, em anonimato escreveu o seguinte comentário “Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento.” Fazer o que diante disso?
Podemos pensar em dois lados, primeiramente no lado do proprietário do blog, que utilizada daquele espaço pra divulgar seus estabelecimento e receber comentários e críticas que o daria idéias para melhor o seu negócio e o lado também da pessoa que escreveu esse comentário, onde a sua intenção seria de literalmente acabar com a imagem do Boteco São Bento, por que fazer isso? Pra que escrever de maneira tão baixa? Conseqüência essa de a internet ter se tornado tão livre a todos, lugar onde já não se tem mais controle do que postar ou comentar, mas ao mesmo tempo lugar utilizado por aquelas pessoas para falarem o que não podem chegar na mídia de uma forma mais formal. O fato de ter tirado o comentário foi um direito do blogueiro, mas isso nos mostra que até hoje as pessoas escolhem o que é passado e aberto para todos!
Como fica então todo o investimento do Boteco e até a imagem que uma pessoa qualquer se envolveu de uma forma negativa? Essa é a nova cara do mundo tecnológico que vivemos, é agora que vai ser dada a prova da liberdade de expressão, de saber se o mundo em que vivemos somos realmente livres nos nossos pensamentos e palavras. Ter tirado o comentário foi uma atitude inteligente? Na minha posição de jornalista não tiraria, aceitaria a crítica, mas desenvolveria uma maneira inteligente e coerente para fazer a opinião dele cair por terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário